Muito se fala hoje em dia na evolução da distribuição digital por conta de serviços como Steam, Live e PSN, só que poucos se lembram, ou talvez saibam que a SEGA havia lançado um serviço que foi revolucionário para a sua época e, até hoje, é referência no ramo de distribuição digital. Vamos falar sobre o Sega Channel?
O futuro é agora
O SEGA Channel foi um projeto desenvolvido pela SEGA para o seu console de 16 bits, o Mega Drive. Ele era capaz de transmitir dados digitais para os donos do console através da TV a cabo.
A principal ideia do Sega Channel, que começou a ser testado em 1994 nos EUA, era a distribuição de jogos de forma completamente digital, possibilitando aos usuários jogarem títulos completos e, até mesmo, receber demos de títulos que só seriam lançados dali a alguns meses e isto de forma completamente ilimitada mediante a uma mensalidade.
Isto, de certa forma, pode ser comparado aos serviços Plus e Gold, respectivamente da PSN e da Live, onde, por um valor fixo anual, o usuário tem em seu catálogo jogos que ficam na sua coleção, indisponíveis no momento que um novo pagamento não é efetuado. Mas, aqui, havia um diferencial, na SEGA Channel o usuário tinha acesso ilimitado a uma grande biblioteca de jogos.
E como funcionava?
A forma de como o seu Mega Drive se transformava numa verdadeira estação online de jogos era bem simples. Além do console em si, eram necessários um contrato com uma provedora de TV à cabo e um cartucho especial que era acoplado no console.
Havia pacotes diferenciados para isso, algumas provedoras alugavam o cartucho em modo de comodato ou o usuário poderia fazer a compra mediante pedido telefônico de empresas como a TCI e a Time Warner (empresas de telecomunicações americanas).
Assim que era adquirido o cartucho, o assinante então ligava para a provedora de TV à cabo de sua região e se a mesma tivesse o serviço, era só requerer a compra do SEGA Channel.
Ao ligar o sistema com o SEGA Channel, a primeira coisa que o usuário iria ver em sua TV é demonstrado no vídeo abaixo:
Pelo vídeo dá pra perceber que existem vários menus para se escolher no serviço e os mais diversos jogos e demos para serem jogados à vontade.
A forma de transmissão segue com a imagem abaixo:
Que, explicando de uma forma bem resumida, seria assim:
O serviço tinha vários canais que eram transmitidos continuamente, um para mostrar o menu do sistema, outro para o conteúdo e um terceiro para cada título que o mesmo oferecia.
Então digamos que você tenha o seu serviço ligado e queira jogar Sonic 3. Se a transmissão de conteúdo de títulos estivesse em Altered Beast, era necessário esperar a sincronia entre o pedido requisitado: Sonic 3 e o requerimento da vez: Altered Beast. Assim que o sinal fosse tal qual o pedido, o jogo seria baixado diretamente para a memória do sistema. Nada era salvo, se o usuário desligasse o console, perderia todos os dados e teria de baixar o jogo novamente.
Conteúdo
No serviço, além dos títulos que poderiam ser jogados a qualquer momento, havia alguns extras como o Test Drives, que ofereciam uma jogatina limitada de títulos que estavam por sair ou que já foram lançados.
A jogatina era limitada por um timer que variava de acordo com o gênero. Jogos de ação tinham 20 minutos de jogatina enquanto que jogos de RPG ofereciam até 30 minutos.
Não havia limitação de quantas vezes você poderia usar o Test Drive, mas, sempre após o limite de tempo imposto, o acessório ressetava e você teria de começar tudo de novo.
A outra opção de conteúdo era o aluguel de jogos novos através do Express Games. Através do valor de US$ 2.95, jogos a serem lançados ou que saíram a pouco no mercado poderiam ser alugados por 48 horas e, assim, o gamer poderia usufruir por um tempo maior sem ter um limitador que ressetava o acessório.
Onde o SEGA Channel funcionou?
Nos seguintes países:
– Estados Unidos – Japão – Taiwan – Canadá – Hong Kong – Tailândia – Coreia do Sul – Reino Unido – Holanda | – Alemanha – Noruega – Austrália – França – Nova Zelândia – Malta – Argentina – Chile |
E quais jogos haviam no sistema?
Como o serviço funcionou num momento de pré-internet, o mesmo não foi completamente documentado. A lista que se segue foi retirada do site Sega Retro para a versão americana do mesmo:
|
|
E no Brasil?
Não tivemos um serviço tão profundo quanto o Sega Channel, mas a Tectoy lançou dois serviços online, o primeiro foi o Mega Net, que possibilitava o usuário mandar e receber e-mails e ler revistas eletrônicas e o segundo serviço foi o TeleBradesco Residência que permitia o usuário a acessar a sua conta do Bradesco através da linha telefônica.
Fonte:blogtectoy
Nenhum comentário:
Postar um comentário